A produção de semente de soja exige um complexo de máquinas e equipamentos para que sua qualidade seja a máxima possível. Além das operações em campo, o beneficiamento para promover a limpeza e a padronização da semente, juntamente com o armazenamento para garantir a conservação, são processos encontrados nas Unidades de Beneficiamento de Sementes, as UBSs.
O trabalho nestas Unidades requer cuidados e estratégias de segurança, a fim de promover o bem-estar dos colaboradores e minimizar riscos. Diante disso, a Aprosem desenvolveu um projeto inédito com seus associados, mediante diagnósticos na área.
Contando com a expertise do consultor Nelson Pontes, foram avaliados processos ligados ao beneficiamento de sementes e o ambiente de trabalho, sob o olhar da NR 31 e outras normas afins, identificando e discutindo soluções em cada situação.
Foi mais um passo no fortalecimento do setor que cresce a cada ano. Além de produzir sementes com qualidade, é fundamental produzir com segurança, destaca o presidente Laerte Baechtold.