A entidade representa legalmente os produtores de sementes da região do Matopiba e possui legitimidade em promover a interlocução dos seus associados com entes públicos e privados, visando a integração e a defesa de interesses do setor.
Diante da importância do segmento, a proatividade no fomento de políticas ao setor é um diferencial na gestão de desafios, contribuindo para o sucesso na condução da atividade e na expansão do uso de sementes certificadas.
O setor de produção de sementes é altamente regulado, cuja legislação está em constantes ajustes. Isto requer dos empresários um acompanhamento permanente das agendas, defendendo seus interesses, especialmente a segurança jurídica, para que possam continuar investindo.
Produzir sementes com qualidade exige processos, inovações e qualificações, por isso a Aprosem investe em treinamentos para que os times dos associados estejam preparados para desenvolver suas atividades com a máxima competência.
Promover a cultura da semente e a indústria de produção: A promoção das inovações, a qualidade e a legalidade, é uma importante agenda coletiva do setor, visando promover a demanda por sementes certificadas e a cultura na sociedade. Difundir o conceito de indústria de semente, o qual envolve o universo tecnológico da produção de sementes, com seus impactos econômicos e sociais onde estão inseridas, são agendas de marketing setorial.
A Aprosem apoia o programa AgroPlus Brasil na região e as APAEs de vários municípios do Matopiba, bem como valoriza as ações socioambientais que os associados desenvolvem nas comunidades locais.