A Embrapa Soja promoveu de 5 a 9 de dezembro o I Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Soja, em Londrina/PR. A agenda contou com a presença de 130 profissionais envolvidos em diferentes etapas de produção de sementes de soja de diversas regiões brasileiras.
A programação contemplou aulas teóricas sobre as principais técnicas para a produção de sementes de alta qualidade. “Percebemos que existe uma necessidade latente entre os profissionais que atuam na produção de sementes no Brasil por conhecimento qualificado”, diz o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto, um dos coordenadores do curso. “Este curso foi uma oportunidade de conhecer em profundidade técnicas para a produção de sementes a campo, em unidades de beneficiamento de sementes e no processo de armazenagem”, destaca.
As aulas teóricas foram proferidas por 17 especialistas, pesquisadores da equipe de Sementes da Embrapa Soja, de outras instituições de pesquisa e professores de universidades. Eles vão abordar, por exemplo, o que deve ser feito antes mesmo da semeadura, por meio da seleção do local dos campos de produção, do escalonamento da semeadura, da adoção das melhores épocas de semeadura, dentre outras práticas.
Diversos profissionais das equipes dos associados da Aprosem estiveram presentes, focando a qualificação para produzir com mais qualidade.