3° Seed Solution é realizado pela Aprosem
Produzir sementes com a máxima qualidade é um propósito que os industriais deste setor do Matopiba, representados pela Aprosem, estão empenhados. Reunindo processos, pessoas e equipamentos, é possível fornecer um insumo vivo com altos padrões.
Para discutir pormenores deste processo, a entidade realizou o Seed Solution 2024 em Luís Eduardo Magalhães/BA, durante os dias 23 a 26 de julho. Foram quatro dias de imersões em estratégias de processos para atender ao que o agricultor almeja, que são sementes que resultem em elevada plantabilidade.
Sob a coordenação do professor Jean Possenti da UFPR, foi realizado um curso para formação de amostradores de sementes. Avaliar um lote depende de uma boa amostragem e esta segue padrões oficiais, razão da necessidade de atualizações constantes para aperfeiçoamento da técnica, destaca Possenti.
Gerenciamento da qualidade sob vários ângulos de visão dos técnicos que cuidam dos processos, é uma necessidade para se sobressair em momentos de desafios. Este foi o foco do trabalho do consultor Ricardo Bagateli, um especialista de renome internacional, que provocou os participantes para um olhar diferenciado no manejo dos campos até o beneficiamento das sementes.
Cerca de 100 colaboradores exclusivos de associados da Aprosem participaram, aproveitando a infraestrutura da Fundação BA e do Centro de Treinamento da Abapa, numa imersão para atender ao propósito de melhorias contínuas na oferta de sementes entre o time que representa o Matopiba.