Em operação nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Soja Plus orienta processos de gestão nas áreas trabalhista, ambiental e social, visando o enquadramento junto às legislações socioambientais brasileiras. O programa faz grande sucesso e sempre levanta as prioridades atuais dos produtores, que para este ano é atender quesitos que a legislação preconiza sobre resíduos.
No estado da Bahia, o Soja Plus começou em 2014. Desde então, 210 fazendas receberam assistência técnica para identificação e emissão de relatório referente à 182 indicadores socioambientais. Além das visitas técnicas, 620 produtores rurais de Baianópolis, Barreiras, Côcos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério participaram de 44 cursos e 21 dias de campo sobre gestão social, ambiental e econômica da propriedade rural.
Para o momento, o módulo Fazenda Limpa está sendo criado, onde os produtores serão atendidos com assessoria gratuita pelo Programa, visando solucionar problemas rotineiros, gerados pelos resíduos oriundos de embalagens de agroquímicos; pilhas e baterias; pneus; embalagens de óleos lubrificantes; produtos eletroeletrônicos, lâmpadas e outros.
A novidade é a elaboração de materiais técnicos, cursos e visitas técnicas para auxiliar o produtor rural na gestão de resíduos de suas propriedades rurais em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e às condicionantes das licenças de operação. Focando estes objetivos, no último dia 13 de março, em Luís Eduardo Magalhães/BA, representantes da Aprosem, Aiba, Aciagri e Inpev debateram propostas para uma agenda comum de educação ambiental, com diagnósticos, orientações e capacitações sobre este importante tema.
Para o novo projeto, o Inpev contribuirá com as orientações sobre a gestão de embalagens de agrotóxicos e seus destinos. Sendo um exemplo nacional de sucesso em logística reversa, o projeto Campo Limpo tem atendido a demanda de devolução de embalagens. “Para ampliar este atendimento, novas unidades de recebimentos estão sendo construídas, como é o caso da Unidade em Placas, município de Barreiras/BA, que entrará em operação no mês de abril”, relatou Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do Inpev.